segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Confusão em torno de Vicente Carducho

Quem consultar a ficha relativa ao Conventinho de Sintra, disponível em www.monumentos.pt, poderá ser levado ao engano - como eu fui - relativamente a um suposto quadro de Vicente Carducho - representando São Pascoal Bailão - outrora ali existente.

A referida ficha refere-o explicitamente... Todavia, o quadro nunca esteve no Convento dos Capuchos de Sintra, sendo antes parte integrante do recheio da Igreja do Convento dos Capuchos de Nossa Senhora da Arrábida.

Quem o identificou foi o conhecido académico Vitor Serrão, que também já dedicou pelo menos um artigo aos murais da Capela do Senhor no Horto do Convento de Sintra, e que a propósito do quadro de Carducho escreve o seguinte na sua obra "A Pintura Protobarroca em Portugal":

"De resto, também Vicente Carducho não limitou a sua actividade em Portugal à citada encomenda para São Domingos de Benfica, pois trabalhou também para o Convento de Santa Maria da Arrábida, por possível intermédio dos Manriques e Laras (...)".

Seria pois desejável que a ficha fosse corrigida, pois pode ser o ponto de partida para confusões e perdas de tempo em investigações sobre o Convento de Santa Cruz da Serra de Sintra.

Sem comentários:

Enviar um comentário