segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A Capela do Senhor Crucificado


No ponto mais alto da Cerca do Convento dos Capuchos existe, escondida entre as pedras que fecham aquele monte da Serra de Sintra, uma Capelinha que de acordo com as antigas crónicas relacionadas com os Capuchos era dedicada ao culto do Senhor Crucificado.


A pequena gruta é aparentemente natural, e nela existe um belíssimo mas degradado altar, sobre o qual se erguia - há muito tempo - uma magnífica Cruz de que aqui se reproduz uma fotocópia de fotografia.

Fotografia incluída no trabalho trabalho da cadeira de Problemática das Áreas Históricas (Mestrado em Planeamento Regional e Urbano, UTL), da autoria de João Alexandre da Silva Rocha Pinho (Outubro de 1997) - Disponível no Centro de Documentação da DGF.

O altar contém, como é possível verificar nas fotografias que junto publico, frescos muito provavelmente contemporâneos da Capela do Ecce Homo (ou de São Sebastião, segundo outros), existente nas imediações do Convento, e na qual nos deteremos noutro momento.

Por hora fica a referência à Capela, e o apelo à tutela no sentido de lhe devolver alguma da dignidade perdida, nomeadamente através da limpeza e recuperação (tanto quanto possível) do muitíssimo degradado altar (o que é absolutamente natural, já que se trata de um espaço especialmente exposto aos agentes naturais que contribuem para a deterioração deste tipo de materiais).

Sem comentários:

Enviar um comentário