Se souber onde se encontra este painel, contacte as autoridades policiais.
Aspecto da capela, ainda com imagem do Senhor dos Passos, no início da década de 50. Repare-se que já então havia uma parte do painel em falta
(Fotografia de António passaporte).
(Fotografia de António passaporte).
Descrição do revestimento da Capela, por J.M. dos Santos Simões, no seu "Azulejaria em Portugal no século XVIII" (página 320):
"No famoso eremitério dos franciscanos arrábidos bem conhecido dos turistas - o Cork Convent dos ingleses - erigido entre fragas graníticas da Serra de Sintra, em 1560 a pedidos dos Castros, senhores da Serra, ainda se conservam os azulejos da Capela do Senhor dos Passos, cavada entre penhascos, cuja porta dá para o alpendre da portaria.
São azulejos dos meados do século XVIII, de cerca de 1740, de pintura azul, figurados, tendo nas paredes que ladeiam o pequeno altar as cenas da Flagelação e da Coroação de Espinhos (NdEd. Os dois painéis encontram-se actualmente incompletos).
A abóbada, também azulejada, é compartimentada em pequenos quadros com emblemas da paixão, entre estrelas. Sobre a porta, do lado interior, o tímpano contém o quadro de Jesus Crucificado".
Sem comentários:
Enviar um comentário