sexta-feira, 6 de março de 2009

Vida do Veneravel Fr. Honorio de Santa Maria (parte 1)

"Espelho de Penitentes e Chronica da Provincia de Santa Maria da Arrabida", da autoria de Fr. Antonio da Piedade (Lisboa, 1728).

Parte I. Livro IV. Capitulo XL.

Vida do Veneravel Fr. Honorio de Santa Maria

993 Iguaes nas emprezas mas desiguaes nos fins se mostrão os mundanos, e os penitentes. Todos morrem por não morrer, porque todos mortificão os appetites, em que consiste no sentir dos Filosofos a morte continuada. Há porém esta differença, que os mundanos morrem por dilatar a vida ao corpo, e os penitentes por conservar a vida ao espirito. Com o desejo de viverem mais, se privão aqueles muitas vezes do gosto, que podião ter, comendo, bebendo e passeando, e divertindo-se, só por presumirem lhe será nocivo à saude; e este genero de morte se condemnou já na Gentilidade da loucura. Tudo isto obrão os penitentes, delineando tribulaçoens ao espirito, humiliaçoens aos sentidos, para viver mais com Deos, e este he o sacrificio de que o mesmo Senhor se agrada. Com este argumento concluhio a vida o Veneravel Fr. Honorio de Santa Maria, que lhe durou pelo espaço de novente e cinco annos, consummidos com rigorosas penitencias, e consumados com portentosos finaes da grande aceitação, que tiveram nos agrados Divinos.

994 Foy natural da Villa de Arcos de Valdevez, situada na Provincia de Entre Douro, e Minho; livre porém dos defeituosos costumes, que dos naturaes desta Comarca adverte a Ordenação do nosso Reyno, porque invoca a Deos de todo o coração, para firmar verdadeiro o proposito, com que se resolvera a desprezar o Mundo, e as suas vaidades. Tomou o Habito na Provincia de Portugal, de que depois se formou a de Santo Antonio, e esta vemos hoje dividida na da Conceição. Pelas virtudes, que nelle admirava o Illustrissimo D. Fr. Marcos de Lisboa, Bispo do Porto, o elegeo por seu Companheiro, quando sendo Chronista Geral da Ordem, foy indagar as noticias pelas Provincias entrangeiras. As melhores, que Fr. Honorio colheo, para compor com mais perfeição as acçoens da sua vida, forão as grandes asperezas, abstinencias, continua oração, e a estreitissima observancia da santa pobreza, em que florecia a nossa Provincia, e se aventajava às mais. Determinou logo aproveitarse dellas, julgando seria desta forte a sua composição muito vistosa aos olhos de Deos.

995 No anno de 1561 sendo Provincial Fr. Jacome Peregrino, veyo para a Provincia; e não obstante contar já sessenta annos de idade, tanto era o valor com que abraçava os rigores, que já o podião venerar como exemplar das penitencias. Admirarão-lhe os Padres da Mesa hum espirito muito simplez para os empregos da obediente, e o incorporarão sem a minima repugnancia, como quem esperava respeitallo como Oraculo de todas as virtudes. Não se enganarão no juizo, porque tantos forão os respeitos, que conciliou de virtuoso, que ninguem duvidava darlhe as acclamações de Santo; e com esta fama se conservão ainda hoje as suas veneraveis memorias, assim na Provincia, cini en todo o destricto do Convento da Serra de Cintra, onde faleceo, e servio de theatro a suas penitenciais, de campo a suas batalhas, e de immortal Padrão aos seus agigantados merecimentos. Supposto que nos Conventos, em que assistio subdito, e governou Prelado, se esmerasse nas exemplaridades de perfeito Religioso, neste da Serra se aventajou tantos nos rigores, e asperezas com que se macerava, que a não apellarmos oaea as valentias da graça, se fazem incriveis das forças da natureza.

996 A todas as mais creaturas, excepto o homem, louvou Deos quando as creou; e o que parece desabono da sua creação, he argumento do seu maior realce. Nem disse que era bom, nem que era mao; porque quiz que elle fosse o mesmo, que desse o assumpto aos seus applausos, ou aos seus vituperios; em suas nãos lhe poz o pincel do livre alvedrio, para que se pintasse como quizesse; e consiste o desatino de alguns, em que podendo pintarse de Anjos, se pintão como brutos; e estes se comparão , quando cegos dos seus appetites se precipitão, podendo resplandecer em virtudes, para participarem daqueles as semelhanças. Estas devemos sem escrupulo contemplar no Veneravel Frey Honorio, que as adquirio pela pureza da vida, matizada com as excelentes cores de muitas disciplinas, oraçoens, vigilias, e abstinencias. Jejuava seis Quaresmas, em que repartia todo o anno, e muitos dias na da Igreja passava somente com hervas cozidas, sem tempero algum, e o paõ, com que as comia, passava pouco mais de duas onças, esse de rala, e do mais duro, que vinha na esmola. Todas as vigilias dos Santos, e sestas feiras era o jejum de paõ, e agua indispensavel. Menos rigorosas eraõ as abstinencias com que se mortificava o Anacoreta Patroclus, e bastarão para o perpetuaram enfermo: triunfou porém o nosso Fr. Honorio com as suas, sendo mais extraordinarias, de toda a enfermidade; antes se conservou tão robusto, que nunca foy sangrado, nem nas Enfermarias foy visto já mais com alguma doença.

Continuação: Parte 2 | Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário