domingo, 17 de janeiro de 2010

Convento ou Mosteiro?

Muita gente sente grande dificuldade em distinguir Conventos e Mosteiros, não conhecendo os motivos que permitem atribuir uma denominação ou outra aos lugares de recolhimento de religiosos cristãos.

A primeira distinção a fazer-se diz respeito à identificação dos seus ocupantes: se uma determinada casa consagrada à vida em comunidade de religiosos é habitada por membros de uma ordem monástica (ou seja, monges), então estamos perante um Mosteiro; se a comunidade é constituída por membros de uma ordem mendicante, então trata-se de um Convento.


Na imagem (Duarte d'Armas, 1510), o Mosteiro de Nossa Senhora da Pena (cume mais à direita da Serra de Sintra), ocupado por Monges Jerónimos.

As ordens mais conhecidas de ambas as tipologias são: Mendicantes - Franciscanos, Dominicanos (também chamados "Pregadores"), Carmelitas e Agostinianos; Monásticas - Jerónimos, Cistercenses, Trapistas e Beneditinos.

Muitas fontes referem a localização dos Conventos (dentro dos muros das cidades medievais) e dos Mosteiros (normalmente localizados fora dos muros) como factor de distinção. Em todo o caso existem inúmeros exemplos de Mosteiros localizados dentro das cidades e de Conventos construídos em locais isolados, que tornam este critério falível, datado e de difícil aplicação.

1 comentário:

  1. Oi,

    Gostaria de saber como posso estar entrando em contato para sanar minhas dúvidas ou se posso perguntar diretamente aqui. Obrigado.

    ResponderEliminar