segunda-feira, 9 de março de 2009

O Convento numa crónica de 1830

"O Convento da Cortiça, tão noticiado por todos os visitantes de Cintra, é «um ermitério parcialmente enterrado entre pedras que servem como abóbada da igreja, sacristia e sala do capítulo, parcialmente construído à superfície. As celas subterrâneas são iluminadas por buracos, abertos obliquamente na pedra, e forrados internamente com cortiça, para proteger contra a humidade; por isso é chamado Convento da Cortiça. é habitado por cerca de vinte ermitas da mais rígida Ordem de São Francisco. Um Prior rege a comunidade, que se alimenta sobretudo de peixe, fruta e pão. Cada um tem a sua cela, do tamanho de uma campa, na qual existe um colchão»."

Da obra "The Modern Traveller. A description, geographical, historical and topographical of the various countres of the globe" (Vol. 19), por Josiah Conder (Londres, 1830).

1 comentário:

  1. Acabo de conhecer o seu blog e em muito o parecio. Estou a desenvolver a minha tese de fim de curso de Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto que tem o tema "A utilização da Cortiça na Arquitectura Tradicional Portuguesa". Neste trabalho, para além das construções habitacionais, estou a abordar os edifícios religiosos, estudanto as suas questões construtivas envolvendo a cortiça. Encontram-se nos Capuchos de Sintra, no Convento da Arrábida e no Buçaco. Foi assim que cheguei ao seu blog!
    Retirei algumas indicações e publicações que vou analisar, pelas quais muito agradeço.
    Se me puder dar mais alguma indicação sobre o tema, agradeço; se estiver interessado em alguma parte do meu trabalho, disponha!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar