domingo, 8 de março de 2009

A Capela do Claustro do Convento

A Capela que se ergue no Claustro do Convento de Santa Cruz de Serra de Sintra tem sido, ao longo do tempo, identificada de duas formas distintas: muitos autores e visitantes do Convento referem-se a ela como a Capela do Senhor no Horto, enquanto que outros afirmam que nela existia uma imagem de "Christo, com a cruz às costas" (1), caso do texto incluído no volume "Portugal Pittoresco", datado de 1847 e da autoria de M. Fernando Denis.

Localizada no Claustro tão bem ilustrado na imagem que reproduzo em cima, da autoria de William Burnett, esta capelinha é portadora de uma beleza verdadeiramente singular, e do ponto de vista artístico será dos mais importantes elementos constitutivos do Convento, por ali se acharem os frescos atribuídos a André Reinoso, pintor maneirista do início do século XVII. Sobre o assunto aconselho a leitura do texto do Prof. Vítor Serrão, "Os frescos seiscentistas do Convento dos Capuchos".

Interessa-nos sobretudo neste texto inicial dedicado a esta capela, abordar a questão da sua denominação, naturalmente decorrente da temática bíblica que lhe está subjacente. Penso que actualmente a generalidade das pessoas que se interessam pelo Convento lhe chamam "Capela do Senhor no Horto", identificação justificada pelos restos do antigo conjunto do altar, que parece representar O Cristo em oração no Getsemani, localizado no sopé do Monte das Oliveiras.

"E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram. E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação. E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.
E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão. E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza. E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação."

Evangelho de Lucas, 22:44


Creio que a imagem d'O Cristo ajoelhado naquele lugar já não se encontra inteira faz muito tempo. Eu não tenho memória de alguma vez a ter visto completa, nem conheço nenhuma fotografia que reproduza todo o conjunto do altar da Capela, antes da sua destruição.

Todavia, faço dela uma ideia, já que há uns anos atrás encontrei no Claustro do Mosteiro do Lorvão, não muito longe de Coimbra, uma representação bastante antiga desta cena de Getsemani (ver fotografia em baixo). Será este conjunto do Lorvão semelhante ao original de Sintra? Não sei, pois como já referi nunca vi o altar tal como se encontrava antes da destruição.

No Convento da Arrábida também existe uma representação do episódio bíblico de Getsemani, embora no plano artístico nada tenha a ver com as duas que sumariamente acabamos de abordar (Sintra e Lorvão). Presumo, ainda assim, que existisse junto dos franciscanos arrábidos um particular interesse por este episódio específico da vida d'O Cristo, questão a abordar de forma mais detalhada no futuro.


Notas:

(1) - "Ao entrar se dá em um corredor de oito palmos de comprido e cinco de largo, o qual entre toscos penedos nos guia a um pequeno jardim, e ali em logar eminente se vê uma ermida, onde se venera a imagem de Christo, com a cruz às costas, e junto um limitado vão de sete palmos entre penedos, que serve de sachristia, o que tudo mandou edificar o cardeal infante D. Henrique, a ermida para nella dizer missa, e a celasinha para nella habitar dia e noite, quando procurava este retiro para as suas penitencias".

Sem comentários:

Enviar um comentário