sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Carta de D. Pedro II do Brasil a D. Fernando II de Portugal

Em Fevereiro de 1879, D. Pedro II do Brasil escreve uma longa carta a D.Fernando II, cujo conteúdo não vamos aqui tratar, por fugir ao âmbito do Blog, mas cuja leitura aconselho vivamente (para aceder ao texto clique aqui).

Interessa-nos, no contexto dos Capuchos, uma breve referência do Imperador do Brasil aos pic-nics realizados em Cintra e no Convento da Cortiça, que de acordo com a sua perspectiva se diferenciavam, no género - na qualidade, diria eu, tentando simplificar a expressão -, de outros realizados noutros locais (e provavelmente com outros protagonistas...):

"Então erão es pic-nics de outro género, e por isso fugitivas lembranças deixaram elles, o que não sucede com os de Cintra e do Convento da Cortiça".

D. Pedro II e D. Fernando II no Convento dos Capuchos. Que belos dias certamente aí passaram os dois Reis, uma imagem que a Imaginação poderá recriar dentro daqueles que confiam nessa maravilhosa benção do Coração (sendo a imaginação as imagens que no nosso centro corporal têm origem).

1 comentário:

  1. Gostaria de obter o texto da carta, que não está entrando pelo link. Interesso-me pelas cartas que D. Pedro II do Brasil escreveu para Portugal.Pode me dar uma idéia de onde encontrar?
    Grata

    Noely raphanelli

    ResponderEliminar