quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Recordações do anno de 1842", pelo Príncipe Lichnowsky

"Os arredores de Cintra têm sido muitas vezes descriptos e decantados; limitar-me-hei a dizer que empreguei alguns dias em visitar Collares, os seus jardins, e vinhas, as modernas ruínas do palácio de Monserrate, e o celebre convento de cortiça*, que D.João de Castro o grande vice-rei da India edificou** em 1560 entre os mais elevados pincaros da serra, e que quatro annos depois recebeu do Papa Pio IV alguns privilegios, que ainda so vêem esculpidos em pedra na ermida. Este pobre mosteiro*** entalhado na rocha , e cujas paredes são forradas de cortiça para evitar a humidade é obra digna do seu fundador o piedoso, e pobre heroe que á hora da morte disse ao seu amigo, S.Francisco Xavier****: «O vice-rei da India morre tão pobre que não tem dinheiro para pagar uma galinha»".

Em "Portugal. Recordações do anno de 1842", pelo Príncipe Lichnowsky.

Notas:

* O autor - ou do seu tradutor - emprega de facto o termo "convento de cortiça" e não "da cortiça".
** Na realidade quando o Convento foi erigido já o vice-rei havia falecido na Índia. A fundação do Convento ficou pois a cargo de D.Álvaro, seu filho, que realizou a obra, por vontade de D.João.
*** Trata-se na realidade de um Convento e não de um Mosteiro.
**** Sobre as relações de "amizade" entre os vice-reis portugueses e os jesuítas enviados pela Contra-Reforma para a Índia, sugiro a leitura de "O papel da Igreja Católica na Índia (1498-1640)", de Fernanda Durão Ferreira (Hugin).

Sem comentários:

Enviar um comentário