sábado, 28 de março de 2009

Sobre a Província da Arrábida

Da obra "Mappa de Portugal antigo, e o moderno", pelo Padre Joaõ Bautista de Castro (Tomo II, Parte III e IV), ano de 1763.

A Penitente, e observante Provincia da Arrabida foy erecta em Portugal pelo Veneravel Padre Fr. Martinho de Santa Maria, natural de Cartagena de Levante, o qual encontrando-se na romaria de N. Senhora de Guadalupe com o Ilustrissimo D. Joaõ de Lencastre, Duque de Aveiro, seu parente, e convidado por elle para vir fundar na Serra da Arrabida, e na Ermida, que alli tinha o Duque, obtida licença do Padre Geral Fr. Joaõ Calvo, se poz em execuçaõ a nova fabrica no anno de 1539, ou 1542.

Logo se aggregaraõ Religiosos de varias partes, varões de grande penitencia, e entre elles Fr. Joaõ de Aguila, e S. Pedro de Alcantara, filhos da Provincia de S. Gabriel de Castella, e assim perseveraraõ naquelle sitio primeiro, que foy no alto da Serra, e se foraõ fundando outros Conventos de sorte, que no anno de 1545 já era Custodia, quando o Veneravel Fundador faleceo no Hospital de todos os Santos em Lisboa. Depois à instancia do Cardeal D. Henrique concedeo Pio IV a erecçaõ em Provincia no ano de 1560. Consta presentemente dos Conventos seguintes.

(Clique sobre a imagem para ampliar)

Sem comentários:

Enviar um comentário