quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Perguntas sem resposta...

(Post publicado no Blog Serra de Sintra, em Julho de 2007)

PSML: cega, surda e muda...
17 de Julho de 2007

Há umas semanas enviei para o endereço de e-mail da PSML uma mensagem com duas simples questões acerca do Convento dos Capuchos. A ausência de resposta - esperada - vem apenas confirmar as minhas suspeitas: a empresa continua de costas voltadas para os Parques e para aqueles que se interessam pela sua situação, de forma desinteressada.

O mail que então enviei foi este:

Bom dia.

O meu nome é Rui Vasco Silva e esta não é a primeira vez que contacto os serviços da PSML.

Sou visitante muito assíduo do Parque da Pena e do Convento dos Capuchos, e tenho acompanhado o trabalho (o negativo e o positivo) da PSML nestes dois espaços de ímpar importância no contexto do património histórico e espiritual do Concelho de Sintra e do País.

Ao longo dos anos, tenho abordado por escrito diversos aspectos da intervenção da PSML nos diversos espaços de tutela, em especial relativamente ao Convento dos Capuchos.

É aliás a propósito do Convento que vos volto a escrever, no sentido de questionar a PSML acerca das suas intenção relativamente às imagens retiradas dos locais de origem - há alguns anos, para recuperação - e nunca devolvidas.

Recordo-me por exemplo do sacrário, das várias imagens em madeira, dos dois frades terracota (penso que são em terracota) semi-enterrados, da porta da sala do capítulo... entre outros exemplos.

Qual o actual estado destas peças? Estão em processo de recuperação (ainda)? Estão esquecidas? Ou estão recuperadas mas não devolvidas ao Convento?

Agradecido pela vossa atenção, despeço-me com os melhores cumprimentos.
Rui Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário